segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Continuando o post anterior falaremos um pouco mais agora sobre alguns fatores influenciáveis ao crescimento econômico brasileiro.

O Brasil conta com vários fatores favoráveis que permitem que seu crescimento econômico seja superior à média mundial. Um deles é o tamanho e o potencial de seu mercado interno.
Outro desses fatores é o empreendedorismo brasileiro que ficou confirmado com a recente divulgação de pesquisas internacionais indicando que o brasileiro é um dos povos mais empreendedores do mundo.
Inúmeras e dinâmicas vantagens comparativas favorecem o Brasil: desde contar com um sistema financeiro robusto, passando pelo eco-turismo, até dispor de ciência, tecnologia, produtos de uma economia do conhecimento, instituições democráticas, estabilidade macroeconômica e relativo nível de segurança para os negócios e investimentos.
Estudos internacionais sugerem muitas vezes que é importante continuar a aumentar o acesso ao ensino fundamental e à educação secundária, ampliando as oportunidades para as populações historicamente excluídas. Esses estudos também mostram a importância de prosseguir no rumo a uma melhor qualidade na educação.

Se nossa nação possui inúmeras vantagens econômicas, por que então existe tanta diferença no crescimento econõmico brasileiro se comparado à outros países ?

Respondendo a esta pergunta, disse Vinod Thomas, o novo Diretor do Banco Mundial(em 2005):

" A razão fundamental é a desigualdade de renda, que reduz o impacto de qualquer crescimento sobre a pobreza. As ações que diminuem a desigualdade não só aumentam o crescimento, como melhoram o seu impacto sobre a pobreza. Um maior acesso à educação e um ensino de melhor qualidade são fatores determinantes na qualidade do crescimento de um país...
Outro importante fator que afeta a distribuição da renda são as transferências públicas de recursos – através de programas como a previdência social e outros. Políticas que aumentem o efeito equalizador dessas transferências -- tais como mudanças na alocação de recursos visando transferências direcionadas aos mais necessitados -- contribuem para reduzir gradualmente a desigualdade da renda.
"


Nenhum comentário: