quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Expectativas de desaceleração no crescimento economico na América Latina, principalmente no Brasil

De acordo com levantamento elaborado pelo instituto alemão Ifo e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), as expectativas sobre o crescimento econômico na América Latina para os próximos meses pioraram em outubro, e o Brasil está entre os países que mais evidenciam esta desaceleração.
A piora do clima econômico na América Latina foi mais acentuada no Brasil, México e Chile. No Brasil, as avaliações sobre o presente e as previsões em relação aos próximos meses ficaram menos favoráveis do que as realizadas em julho.
"A situação econômica atual continua sendo avaliada de forma bastante favorável por especialistas da região, mas a deterioração das expectativas em relação aos próximos meses já começa a afetar negativamente o ambiente econômico na América Latina", informaram o Ifo e a FGV em comunicado publicado nesta quarta-feira.
Entre os fatores que colaboraram para a perda de confiança no desempenho de curto prazo das economias latinas estão a expectativa de desaceleração dos Estados Unidos, por conta da crise no mercado de crédito imobiliário, e os preços elevados do petróleo, que se aproxima do patamar histórico de 100 dólares por barril.